Passeio Moray e Salineiras de Maras

Após fazer os passeios principais na Cidade Imperial de Cusco ou Cuzco, incluindo o Vale Sagrado dos Incas e, claro, a visita a Machu Picchu, eu não podia também deixar de fazer o tour por “Moray e Salineras de Maras” que está incluso no Pacote “MACHU PICCHU IMPERIAL”, da Machu Picchu Brasil.

O passeio começa às 09h da manhã e termina chegando em Cuzco por volta das 14h30min.

No caminho para Moray, fizemos uma parada para conhecer Chinchero, um distrito a aproximadamente 3.700 m.a.n.m. Em Chinchero, conhecemos uma cooperativa de mulheres (cada uma de uma família diferente) tecelãs. Vimos como elas usam com sabedoria as raízes, folhas e até mesmo insetos para darem as cores à seus tecidos e a agilidade com que elas tecem.

chinchero-1
Tecelã de Chinchero mostrando como os tecidos são tingidos

Após visitarmos esta associação de tecelãs, seguimos para Moray, que está a 3500 m.a.n.m para conhecer os famosos círculos concêntricos!

O caminho de Cuzco a Moray é repleto de áreas agrícolas, onde se vê plantações de fava, trigo e quínoa. E muitas famílias pastorando ovelhas, porcos e outros animais. Tudo muito rural. Para quem é acostumado à vida em São Paulo ou em outra grande cidade, visualizar um hábito de vida tão diferente do que se está acostumado é surreal.

Moray foi um laboratório agrícola da época inca, tendo uma função experimental com os alimentos, onde cada terraça possui uma temperatura específica, sendo a mais funda mais quente e a mais alta, mais fria. Esses círculos concêntricos possuem um excelente sistema de irrigação, além de ter também uma ótima acústica. Moray é composto de vários círculos concêntricos, porém nem todos estão bem preservados como o da imagem abaixo.

 

moray-cusco-cuzco-1
Principal círculo concêntrico de Moray

Após a visita em Moray, seguimos para “Salineras de Maras”, que fica aproximadamente a 40 minutos dali.

A entrada nas Salineras custa 7 soles, que é recolhido dos passageiros pelo guia. Para mim, não houve custo adicional porque já está tudo incluso no pacote com a Machu Picchu Brasil (inclusive um “box lunch” para dar uma segurada na fome até voltarmos para Cuzco – regalo que os passageiros das outras agências não tinham).

Ainda na van dá para avistar as Salineras. Que vista! São mais de 3 mil poços de sal, que produzem sal de qualidade há mais de 2 mil anos.

 

salineiras-maras-cusco-cuzco-1
Poços das Salineras de Maras

Cada poço de sal pertence a uma família que se encarrega de cuidar e fazer a extração do sal. Tudo manual. A água salgada que alimenta os poços vem de uma nascente subterrânea! A teoria da origem dessa água salgada no meio do Vale Sagrado, vem da “Pangeia”, onde todos os continentes já foram um só e que tudo já foi mar em algum momento da história da Terra. Seja como for, o sal extraído de Maras possui uma excelente qualidade, sendo utilizado por muitos restaurantes gourmet.

Para quem acha que Cusco, Cuzco (e todo o Peru) se resume a Machu Picchu, está muito enganado! E passeios como este nos faz perceber isso: a variedade de atrativos e coisas interessantes que podemos encontrar por aqui.

Protected by Copyscape Online Copyright Checker

eBook, É Gratuito! – 10 dicas para organizar a sua VIAGEM AO PERU

viagem internacional peru

 

Saiba que o maior perigo de se conhecer o Peru é se apaixonar pelo país e querer ficar mais e mais no lugar. O que está esperando para visitá-lo e se surpreender com a beleza e com os encantos peruanos? Na volta, conte pra gente o que achou da experiência em Machu Picchu nos comentários!

Texto : Machu Picchu Brasil no Google+

viagem internacional peru

Impressões gerais sobre o passeio por Michelle Lemes
Texto : por Michelle Lemes – Google+

Encontre-nos a Machu Picchu Brasil no Google+

Encontre-nos a Machu Picchu Brasil no Facebook

Resumo
Passeio Moray e Salineiras de Maras
Nome do artigo
Passeio Moray e Salineiras de Maras
Descrição
Moray foi um laboratório agrícola da época inca, tendo uma função experimental com os alimentos, onde cada terraça possui uma temperatura específica, Conheça este preciosidade da engenharia Inca.
Autor

4 Comentários


  1. Sempre tive prazer da estudar historias sobre Incas, Maias, Astecas.
    Estou maravilhado com as noticias de Machu Picchu. Tenho intenção de conhecer o Peru no mês de Agosto. Como faço para saber valores e se temos programação para este mês. Abraços

    Responder

  2. Olá turma da Machu Picchu Brasil estou sempre no site desta agência maravilhosa que me proporcionou dia inesquecíveis sinto tantas Saudades do Peru que fecho os olhos para me sentir novamente em Cusco. Maras .Vale Sagrado a inesquecível Machu Picchu. Aí então me sinto feliz e saudosa .Obrigado Machu Picchu .um dia voltarei.

    Responder

    1. Cara Margarida, agradecemos muito por ter tido a oportunidade de atende-la e ter proporcionado dias muito felizes e esperamos você em uma próxima oportunidade onde será muito bem vinda e claro com a mesma qualidade e te convidamos a visitar nossa pagina no facebook onde postamos diariamente informações e fotos onde você também poderá enviar suas recordações. https://www.facebook.com/machupicchubrasil.com.br

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *