Qual é a melhor época para visitar Machu Picchu?

Uma coisa é certa: a sua viagem ao Peru sempre será inesquecível! Afinal, o país é surpreendente o ano inteiro e sempre haverá motivos para se apaixonar pela cultura mais fascinante de todo o continente. No entanto, antes de se planejar, sempre vem à cabeça aquela pergunta clássica: qual é a melhor época do ano para ir a Machu Picchu?

Pois bem, o cartão postal do país, sem dúvidas, é a atração principal para a maioria dos viajantes e é normal que surja aquela preocupação antecipada de como estará o tempo no dia do passeio. Para entender melhor como funcionam as estações por lá, a gente resolveu preparar um miniguia sobre o clima no Peru e ajudar você a escolher a melhor época para visitar Machu Picchu. Vamos conferir?

Afinal, existe a melhor época para conhecer Machu Picchu?

melhor época para visitar machu picchu

Na verdade, essa questão é bem variável e a gente vai explicar o porquê! Em primeiro lugar, entenda que o clima em Machu Picchu é dividido, basicamente, em duas estações principais: a época seca e a época chuvosa.

No entanto, em ambos os casos é possível visitar as ruínas incas normalmente. Fora isso, a cada sazonalidade, novas surpresas podem agraciar ainda mais aquele cenário mágico, justamente, devido às mudanças das estações.

Por fim, ainda tem muitas outras questões importantes que ajudam a responder se realmente existe uma única época ideal para visitar Machu Picchu, como o preço dos passeios – que podem variar, atrações mais tranquilas, tempo mais agradável etc.

Então, como é o clima em Machu Picchu em cada estação?

Para entender melhor, na prática, quais são os melhores meses do ano para ir a Machu Picchu, de acordo com o que você busca, a gente separou algumas das principais características das estações no Peru. Confira!

Época de seca em Machu Picchu

INTI RAYMI

Considerada a alta temporada em Machu Picchu, a época de seca ocorre entre os meses de maio e setembro, justamente quando as nuvens começam a ficar mais esparsas e é mais comum encontrar o tempo limpo em Cusco e toda a região, o que inclui as ruínas incas.

Além disso, ainda dentro desse período mais seco, os meses de junho e julho são considerados o auge do turismo em Machu Picchu. Milhares de pessoas do mundo inteiro visitam a região, especialmente, por se caracterizar pela época de menos probabilidade de chuvas e também por haver festividades importantes e tradicionais da cultura andina, como é o caso da Festa do Sol (Inti Raymi).

Por outro lado, há algumas características específicas nessa época em Machu Picchu que é importante saber. Confira a pequena lista a seguir:

  • O movimento de turistas aumenta significativamente em Machu Picchu nesses meses, o que requer um planejamento de passeios mais antecipado;

  • Naturalmente, as atrações costumam estar mais cheias nessa época em Machu Picchu, assim como os hotéis em Cusco e na região;

  • Para quem pretende fazer o caminho original da trilha Inca, saiba que há uma limitação de 500 visitantes por dia. Portanto, trate de consultar uma agência especializada o quanto antes para tentar reservar sua vaga;

  • O clima em Machu Picchu durante a época seca costuma variar entre 17 e 20ºC no dia. Já a noite pode surpreender com quedas bruscas e chegar a 0ºC;

  • Por apresentar previsões de tempo melhores no Peru, essa época também é uma excelente oportunidade para estender a trip para outras regiões, como o Norte do país, Arequipa e o Lago Titicaca.

Época de chuvas em Machu Picchu

Trilha Inca

Quando finda a época de seca em Machu Picchu, ou seja, a partir de outubro, as nuvens costumam aparecer com mais frequência, anunciando a chegada das chuvas no Vale Sagrado e isso deve durar até meados de abril. No entanto, apesar de parecer “arriscado” para muitos, esse período tem lá suas vantagens e não são poucas. Aliás, há quem prefira viajar ao Peru nesse período. Quer saber por quê?

Vamos lá! Diferentemente da alta temporada, tanto Machu Picchu como Cusco já veem a frequência de visitantes baixarem significativamente, o que muitas vezes reflete, por exemplo, nos preços de alguns passeios, em promoções de hotéis e, claro, em menos correria e menos filas nas atrações!

Ah, mas será que vale pegar chuva no passeio só para ter essas vantagens? Aí é que entra uma questão importantíssima, que é quase um mito sobre essa época em Machu Picchu! Afinal, não é certo afirmar que o tempo estará chuvoso. Além disso, raramente dura o dia inteiro. Ou seja, são apenas probabilidades!

E para provar ainda mais que sua viagem a Machu Picchu pode ser surpreendente nessa época, a gente destacou algumas características do período. Confira!

  • Nessa época em Machu Picchu, é possível encontrar excelentes pacotes e promoções de viagens;

  • Todas as atrações costumam estar mais vazias e perfeitas para aquela foto com a paisagem de fundo;

  • Essa época em Machu Picchu também é famosa por boas surpresas, mais precisamente, por fenômenos inesperados, como o surgimento de arco-íris sobre as ruínas, feixes de luz no céu e um verde extraordinário das vegetações;

  • As trilhas incas costumam funcionar normalmente, com exceção do caminho original dos incas, que é fechado apenas em fevereiro para manutenção;

  • A temperatura em Machu Picchu nessa época é um pouco mais elevada e abafada, podendo bater em torno de 23ºC.

O que levar para Machu Picchu?

E aí? Já decidiu quando visitar Machu Picchu no ano? Independentemente de sua escolha, é importante estar atento a alguns cuidados, especialmente, na hora de fazer as malas. Para ajudar, fizemos um pequeno checklist com o que levar na viagem e não esquecer nada. Confira!

  • Leve sempre agasalho e acessórios de frio;

  • Calçados confortáveis e, em caso de fazer as trilhas incas, indica-se até uma bota de trekking;

  • Roupas mais leves para as caminhadas;

  • Uma mochila pequena para carregar o básico nos passeios;

  • Protetor solar e labial;

  • Chapéu/boné e óculos de sol;

  • Kit básico de medicamentos.

Enfim, essas foram as nossas dicas para você que já tem ou planeja uma viagem inesquecível ao Peru. Como bons especialistas e presentes o ano inteiro no destino, reforçamos a ideia de que a melhor época para visitar Machu Picchu é sempre aquela que te proporcionará as melhores experiências, independentemente do mês escolhido para a viagem

Para provar isso, convidamos você para conferir todos os roteiros exclusivos para os melhores destinos do Peru e se surpreender com o atendimento personalizado da Machu Picchu Brasil. Vamos preparar as malas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *