Como é visitar Machu Picchu em fevereiro?

Enquanto alguns contam os dias para cair na folia pelo Brasil, outros aproveitam o feriado prolongado para fazer aquela tão sonhada trip internacional. E o Peru, como sempre, aparece entre as primeiras opções dos brasileiros nessa época. Mas, afinal, vale a pena passar o carnaval em Machu Picchu em fevereiro? Como é o tempo lá, o que rola de legal nesse período e o que esperar de uma viagem dessa?

Todas essas dúvidas são normais, especialmente quando se trata da primeira viagem, mas já podemos adiantar o seguinte: depois de ler todas as nossas dicas até o final, temos certeza de que você vai querer embarcar para o país mais surpreendente de todo o continente agora mesmo. Vamos começar então?

Afinal, como é o tempo em Machu Picchu em fevereiro?

machu picchu em fevereiro

O clima em Machu Picchu é basicamente dividido em duas estações: a de chuvas, que vai de novembro até março, e a de seca, que vai de abril até outubro. Ah, mas então chove em fevereiro? Não necessariamente! É importante destacar que, mesmo o mês estando dentro do período de chuvas, é impossível afirmar que terá tempo ruim durante o seu roteiro.

Aliás, isso nunca será uma regra! O que ocorre é que, nesses meses – incluindo fevereiro, o tempo costuma estar mais úmido e abafado, o que gera mais possibilidades de chuvas em certas horas do dia. Outra coisa importante de saber é que, normalmente, essas pancadas não duram o dia inteiro, podendo durar as vezes questão de minutos ou até mesmo só ameaçar, como ocorre com as chuvas de verão aqui pelo Brasil, sabe?

Ou seja, resumindo, se você tem a oportunidade de viajar para Machu Picchu em fevereiro não desista do seu sonho só porque esta época é considerada a estação chuvosa por lá. Isso nunca vai tirar o encanto ou a magia desse lugar fascinante!

Machu Picchu fecha em fevereiro?

ruínas machu picchu

Definitivamente, não! As ruínas incas funcionam normalmente durante o mês de fevereiro, incluindo o período de carnaval. O que ocorre nesse período é o fechamento de apenas uma das trilhas para lá, o que explicaremos com mais detalhes no tópico a seguir.

Dá pra fazer a trilha Inca até Machu Picchu em fevereiro?

Trilha Inca

Outra informação que muita gente tem dúvida sobre Machu Picchu em fevereiro é em relação aos trekkings até as ruínas. Vamos lá! De fato, durante esse mês, o governo fecha o chamado “Caminho Inca” para a manutenção da trilha.

Porém, há muitas rotas alternativas para Machu Picchu que podem ser percorridas normalmente no mês de fevereiro, como é o caso da Trilha Salkantay, ainda mais desafiadora e com um percurso e paisagens bem diferentes do caminho original.

Além disso, a boa notícia para quem se animou agora em embarcar nessa aventura a pé até Machu Picchu em fevereiro é que essas rotas alternativas não precisam de ingressos antecipados e também não têm limitação diária de visitantes. Ou seja, é só fechar um pacote com uma agência especializada e preparar as pernas!

E como é Cusco e Machu Picchu em fevereiro?

Cusco

Com exceção da trilha inca, todos os demais atrativos funcionam normalmente em Cusco, no Vale Sagrado e nas ruínas de Machu Picchu em fevereiro. Sendo assim, certamente seu roteiro será igualmente encantador como em qualquer outra época do ano e, até mesmo, te surpreender com as atrações e surpresas que costumam ocorrer somente nesse período.

Veja alguns diferenciais de Machu Picchu em fevereiro a seguir:

Festas

Como de costume, a programação de eventos e festas em Cusco agita a Plaza de Armas e outras localidades da região, trazendo sempre uma sessão de cultura e tradição aos turistas e moradores locais. Em fevereiro, sempre no início do mês, ocorre uma celebração chamada Luchas de Toqto, que simula uma batalha ritualística em adoração a Pachamama, a mãe terra.

Há música típica, apresentações e muitas cores e movimentos nas vestimentas tradicionais de seus personagens.

Já no dia 14 também se comemora o Dia dos Namorados no Peru e os restaurantes e hotéis em Cusco não perdem tempo, oferecendo serviços, cardápios e promoções especiais aos casais apaixonados.

Por fim, há também carnaval em Cusco, com desfiles, paradas e cortejos pela Plaza de Armas e nas ruas principais da cidade. A quarta-feira de cinzas também é comemorada na região, com missas e procissões religiosas.

Paisagens únicas

Se você já imagina as ruínas incas como um cenário enigmático digno de um papel de parede, espere até conhecer Machu Picchu em fevereiro. Isso porque nessa estação chuvosa a paisagem pode mudar repentinamente e surpreender os visitantes de uma hora para outra.

Já pensou, por exemplo, conseguir flagrar um lindo arco-íris sobre as construções ou um belo feixe de luz solar iluminando a montanha? Pois é, essas surpresas podem contemplar ainda mais seu roteiro de Machu Picchu em fevereiro.

Atrações menos concorridas

Outra vantagem indiscutível de viajar para Machu Picchu em fevereiro é que as atrações costumam ficar bem mais tranquilas, além, claro, de ter preços bem mais vantajosos. Isso vale também para Cusco e todo o Vale Sagrado, onde haverá de hotéis e restaurantes mais vazios até parques e trilhas praticamente só pra você.

Como dica, aproveite a época para explorar lugares que costumam ser mais concorridos durante o ano, como a Montanha Colorida do Peru e a Laguna Humantay.

SAIBA MAIS 

Montanha colorida Peru: os segredos da Rainbow Mountain

Laguna Humantay: conheça um dos lugares mais lindos do Peru

Dicas extras para visitar Machu Picchu em fevereiro

Trilha Salkantay

A seguir, preparamos uma pequena lista com dicas para você aproveitar ainda mais a sua viagem a Machu Picchu no carnaval ou nas outras semanas de fevereiro. Confira!

  • Coloque na mala roupas leves para os passeios, mas separe espaço para um casaco e acessórios de frio. Apesar de ser um mês abafado e úmido, as temperaturas podem cair à noite;

  • Protetor solar e hidratantes são sempre muito úteis em Machu Picchu em fevereiro;

  • Não se esqueça dos calçados confortáveis;

  • Leve uma mochila pequena para os passeios;

  • Aproveite as atrações mais vazias para tirar dúvidas com seu guia, tirar mais fotos e, claro, negociar preços melhores com os artesãos e vendedores locais;

  • Escolha os melhores hotéis em Cusco e desfrute dos preços mais vantajosos no mês;

  • Converse com a uma agência especializada no Peru e veja a possibilidade de estender o roteiro a outros destinos, tendo em vista as promoções especiais em fevereiro.

Enfim, essas foram nossas dicas sobre como é Machu Picchu em fevereiro e se vale a pena embarcar na aventura durante esse mês. Agora que está mais do que provado que é possível curtir as ruínas e explorar o que há de melhor no Peru nesse período, que tal começar a arrumar as malas e vivenciar a melhor experiência de sua vida?

Se curtiu a ideia de conhecer Machu Picchu em fevereiro, conheça opções de pacotes para a região durante o carnaval.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *