Férias no Peru: 4 sítios arqueológicos para conhecer

Certamente, quem tira férias no Peru, em especial, na primeira viagem, sempre vai ter como objetivo visitar Machu Picchu. Aliás, nem tem o que se discutir!

A cidade perdida dos Incas, de fato, é a principal atração e o destino mais visitado no país, além de ser considerada uma das sete maravilhas do mundo!

No entanto, podemos garantir — palavra de quem é expert em turismo no Peru — que esse país tem uma infinidade de outros atrativos impressionantes e surpreendentes, entre eles centenas de sítios arqueológicos repletos de curiosidades, magias, lendas e muita história. E aí? Topa fazer um roteiro cultural por todos esses lugares? Então, bora lá, pois separamos as melhores dicas pra você! Confira!

Conheça 4 sítios arqueológicos para conhecer durante suas férias no Peru

1- Moray

Prepare a máquina fotográfica (e o coração também). Entre todas as ruínas incas a serem visitadas nas suas férias no Peru, indiscutivelmente, Moray é uma das mais fascinantes e diferentes. Fica localizada a cerca de 50 Km de Cusco, berço dessa civilização, e bem perto da vila de Maras, onde você poderá também esticar o passeio para visitar as famosas Salineiras, com um cenário igualmente incrível.

Para dar um gostinho do que você verá e sentirá por lá, tentaremos descrever um pouco a paisagem (o que é impossível apenas com palavras). Moray foi uma espécie de laboratório da civilização Inca, no qual os indígenas realizavam testes agrícolas de cultivo de alimentos diversos, como o milho, a batata e a quinoa.

Para se ter uma ideia da capacidade e avanço desse povo para a sua época, Moray foi construída de forma a promover uma variação de temperatura em cada um de seus “degraus”, podendo apresentar uma diferença de até 15°C entre o topo e o fundo. Incrível, né?

Sem dúvidas, Moray é um dos sítios arqueológicos imperdíveis para suas férias no Peru e chegar ao local por cima, enxergar a imensidão daquelas ruínas de formato circular, moldadas perfeitamente, permitirá você viajar no tempo e imaginar como tudo aquilo funcionava. Simplesmente mágico!

Férias no peru

2- Fortaleza de Ollantaytambo

A ideia de passar férias no Peru é se surpreender, não é mesmo? Então, anote mais um dos sítios arqueológicos que não podem ficar de fora do passeio: a Fortaleza de Ollantaytambo. Também na região de Cusco, mais exatamente na província de Urubamba, este lugar tem importantes registros na história peruana.

A região foi palco de uma gloriosa vitória Inca sobre os invasores espanhóis e a fortaleza de Ollantaytambo teve papel fundamental. O líder Manco Inca Yupanqui, sabendo da possibilidade de um ataque das tropas de Pizarro, engenhosamente inundou toda a planície por meio de canais que seu povo havia construído em volta da fortaleza. Desta forma, os espanhóis não conseguiram passar com suas cavalarias e foram obrigados a recuar após um contra-ataque dos indígenas.

Mas, além de um forte de proteção, acredita-se que esse sitio arqueológico também era um local sagrado e refúgio para a realeza Inca. Sua arquitetura surpreende até mesmo engenheiros modernos, já que estudos apontam que as gigantescas pedras tenham sido transportadas por, pelo menos, 6 km. Como isso foi feito, ainda há mistérios! Aproveite as férias no Peru para desvendá-los!

Férias no peru

3- Pisac

Outra dica incrível de roteiro para as suas férias no Peru é visitar a região de Pisac, uma das principais do Vale Sagrado dos Incas. A pequena vila rodeada de montanhas gigantescas, repletas de ruínas que mais parecem uma gigantesca escadaria sobre os morros, esconde uma magia e encanto sem igual.

Nesses sítios arqueológicos, os incas cultivavam os mais variados tipos de alimentos com uma engenharia impecável de aquedutos e canais de irrigação que, sinceramente, são inexplicáveis para aquela época. Além disso, Pisac ainda esconde um cemitério enterrado nas colinas e também o famoso Templo do Sol, uma espécie de observatório astronômico, que reforça a forte ligação deste povo com os astros.

Ah! Como sabemos que férias no Peru também é sinônimo de voltar com a mala cheia de lembranças, Pisac conta com um dos mercados mais tradicionais do país, no qual você poderá desfrutar, conhecer e comprar tudo o que tem direito do artesanato típico andino. Aproveite!

Férias no peru

4- Huacas

Saindo um pouco da região do Vale Sagrado e partindo para Trujillo, mais ao norte do país, as Huacas são mais um sitio arqueológico para incluir no seu roteiro de férias no Peru. Conhecidas como De La Luna e Del Sol, essas duas pirâmides foram um complexo arqueológico milenar e bem diferente de tudo o que vimos nos tópicos acima.

Acredita-se que as construções foram feitas entre 200 e 800 d.C. pelo povo Moche, que utilizou cerca de 130 milhões de adobe (tijolos de barro). Um cenário de fazer cair o queixo! Segundo a história, as huacas Del Sol e De La Luna representavam um núcleo administrativo, onde também eram realizadas diversas cerimônias sagradas. A primeira é considerada a maior construção pré-colombiana de adobe de toda a América. sendo que nunca foi escavada por arqueólogos para saber sua real profundidade.

Já a huaca De La Luna apresenta fortes vestígios de que foi habitada por cerca de 5 a 10 mil pessoas, durante 600 anos na pré-história peruana. Ali, havia casas, praças, corredores, ruas e rampas, a maioria com figuras, frisos e murais policromáticos, que resistiram ao tempo e, sem dúvidas, contemplará ainda mais suas férias no Peru.

Férias no peru

Enfim, essas foram apenas algumas dicas de sítios arqueológicos, além da incrível Machu Picchu, que você poderá incluir em seu roteiro de férias no Peru. Certamente, há uma infinidade de outros atrativos imperdíveis que este país preserva e seria impossível citar todos em um único texto. Porém, você pode vivenciá-los em sua viagem com uma agência especializada, que leva os viajantes aos mais desconhecidos cantos desse enigmático lugar.

Curtiu o nosso post? Quer mais dicas para as suas férias no Peru, conhecer mais sobre a cultura, gastronomia, curiosidades e ficar por dentro de promoções e roteiros de viagens para o país? Então, não deixe de seguir nossa página no Facebook e nosso Instagram para ficar por dentro de tudo! Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *