7 comidas típicas do Peru para você experimentar

Viajar é sempre uma experiência única para conhecer novas culturas e, claro, experimentar novos sabores. Quando o assunto é culinária peruana, justiça seja feita, é normal que a viagem se torne ainda mais especial. Afinal, a imensa variedade de ingredientes e as influências de povos milenares tornaram as comidas típicas do Peru uma referência internacional, digna de premiações e reconhecimentos a nível mundial.

Portanto, se planeja visitar Machu Picchu, Cusco ou qualquer outro destino incrível que o país reserva aos viajantes, saiba que não serão apenas as paisagens e cenários espetaculares que surpreenderão você. Prepare-se também para uma explosão de sabores, cores e aromas incomparáveis proporcionados pela gastronomia do Peru! Vamos conferir algumas dicas?

Quais as melhores comidas típicas do Peru?

A seguir destacamos sete pratos típicos do Peru simplesmente imbatíveis e que você não pode deixar de provar durante o seu roteiro pelo país. Confira!

1. Olluquito con charqui

comidas típicas do peru: Olluquito con charqui

Os peruanos também têm a sua própria “carne seca”. Porém, diferentemente daquela que estamos acostumados a comer aqui no Brasil na feijoada, por lá eles utilizam a carne de alpaca ou de lhama para salgar e preparar um dos principais e mais deliciosos pratos típicos do Peru: o Olluquito con charqui.

Aliás, o país é considerado o maior produtor de “charqui” do mundo, como é chamada a carne seca por lá.

Essa comida típica do Peru também leva o Olluco, uma batata que só se encontra nos Andes. Por isso, o prato é um dos mais originais e procurados pelos visitantes durante os roteiros. Logo, anote a dica na lista e experimente também!

2. Ceviche

comidas típicas do peru: ceviche

Como falar de comidas típicas do Peru sem citar o ceviche? Afinal, esse é o prato que mais se internalizou e é comum encontrar versões dele no mundo inteiro, inclusive no Brasil. Mas será que a receita verdadeira é tão fácil de ser imitada assim?

Literalmente, não! O ceviche original peruano conta com dois ingredientes bem típicos do país, que não são tão fáceis de se encontrar em outros cantos do mundo. Estamos falando do Leche de Tigre e da pimenta Aji Amarillo.

Ou seja, se você já experimentou o prato em algum outro restaurante fora do Peru e se apaixonou pelo seu sabor único, aguarde para provar a receita verdadeira e sentir uma verdadeira explosão em seu paladar com esses toques especiais.

3. Pollo a la brasa

comidas típicas do peru: pollo a la brasa

A princípio, um simples espetinho de frango pode não ser uma grande novidade para nós. Porém, quando se trata de churrasco à moda peruana, vale apostar nessa escolha. Afinal, o segredo está nos temperos do Peru utilizados pelos chefs, que se baseiam nos ingredientes e especiarias locais.

Ou seja, a apresentação pode ser bem parecida com o que estamos acostumados a ver pelo Brasil, mas os sabores estão longe de serem os mesmos.

Normalmente, o Pollo a la brasa é acompanhado de batatas (e disso o peruano também entende muito bem) e de outros legumes. O legal desse prato é que ele pode ser encontrado em diferentes lugares, desde restaurantes mais requintados até barraquinhas de rua. Ou seja, vai do perfil e do bolso do turista!

4. Cuy

Para aqueles que querem encarar pratos mais exóticos, o cuy é uma excelente pedida entre as comidas típicas do Peru.

Bom, a aparência pode impactar um pouco, mas o sabor não é muito diferente da de outras carnes que estamos acostumados a comer. Ou seja, dá para ir sem medo em relação a esse ponto!

O Cuy nada mais é do que um porquinho da Índia e é muito popular no Peru. Pode ser servido frito ou assado e, em geral, vem completo no prato. Pra quem não entendeu ainda, o animal vem com a cabeça, patas, orelhas e até os dentes. É ou não uma experiência única?

5. Ají de Gallina

comidas típicas do peru: aji de galhina

Lembra do Aji, que citamos na receita original do ceviche peruano? Pois bem, ele aparece em muitas outras comidas típicas do Peru, como é o caso do Aji de Gallina, e é muito apreciado tanto por locais como pelos turistas.

O prato peruano é feito à base de frango desfiado e um creme levemente picante, sempre acompanhado de arroz branco ou batata (quando não vem os dois juntos). Sem dúvidas, um dos melhores!

6. Rocoto Relleno

comidas típicas do peru: rocoto relleno

Curte sabores mais picantes? Então, aposte no Rocoto Relleno, especialmente se seu roteiro abranger a região de Arequipa, onde o prato é bem tradicional.

“Rocoto” é uma variedade de pimenta muito comum nos Andes e é a grande estrela dessa receita. Na prática, o Rocoto Relleno é essa pimenta que lembra um pouco o formato de um tomate e pode ser recheada com frango, carne, queijo ou outros legumes.

O sabor é único e podemos afirmar que não há nada semelhante por aqui!

7. Lomo Saltado

comidas típicas do peru: lomo saltado

Outro clássico na culinária peruana! Entre as principais comidas típicas do Peru, o lomo saltado é aquele que se encontra a cada esquina e conta com versões bem diversificadas nos restaurantes e nas regiões do país.

Sua origem tem influências orientais, trazidas por alguns imigrantes no passado e mistura fatias de carnes e batatas ao molho shoyu. No entanto, isso nem sempre é uma regra! Há chefs que inovam e dão toques extras e mais tradicionais, como a carne flambada ao pisco ou molhos à base de especiarias andinas.

Ou seja, se gostar imensamente do prato, nada impede de apostar em combinações diferentes a cada novo restaurante. Nada mal, né?

Em resumo, essas foram algumas dicas de comidas típicas do Peru, cada qual com suas próprias curiosidades e receitas originais. Não temos dúvidas que a culinária peruana é uma atração à parte para os visitantes do país e que, com toda a certeza, deixará o seu roteiro ainda mais especial e completo por lá.

E aí, gostou das dicas? Quer saber onde encontrar todas essas comidas típicas do Peru durante a sua viagem e saborear uma por uma? Então, não deixe de conferir também o nosso próximo post com sugestões dos melhores restaurantes em Lima. Boa viagem e bom apetite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *